Razão áurea – a proporção e a beleza

Com o final do ano, as provas chegando e estudando muito uni o útil ao agradável e resolvi falar sobre matemática, isso mesmo e viva Pitágoras!

aurea

Tem uma animação da Disney* que explica a relação entre a música e os números e assistindo me dei conta, claro, como o visagismo também é importante; depois disso fiz diversas pesquisas e encontrei várias matérias com estas ligações. Sendo assim pense que um bom profissional estudou bastante para “contar os números do seu rosto”, seja ele simétrico ou assimétrico.

Mona-Lisa-Golden-section

O visagismo existe há décadas, lembre-se de Max Factor e sua fabulosa máquina de medir beleza, a qual inventou na década de 30. E por que é importante? Por ser a “arte de criar uma imagem pessoal” e isso interfere nas relações, mesmo que não só internas, afinal o seu bem-estar emana positividade.

Max Factor

O mercado, com o avanço da indústria cosmética e da beleza, exigiu um profissional mais qualificado e conhecedor não só de técnicas (o fazer) como também de materializar com forma criativa (as ideias). O profissional visagista estuda a linguagem visual e isso tem ligação direta com métodos pitagóricos. Como citou Philip Hallawell** num de seus artigos: “o fazer e o idealizar são fases distintas e separadas do processo criativo”.

jolie-mascara-proporção-aurea

*Donald no País da Matemática

**Phillip Hallawell é artista plástico, arte-educador e autor do livro Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza (Editora
Senac São Paulo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s